ACAS – Sistema Anticolisão de Bordo
Mais conhecido como TCAS, é a sigla estabelecida pela OACI – Organização de Aviação Civil Internacional para o sistema que mostra ao piloto de um avião a posição relativa de outra aeronave voando nas proximidades, sempre que esta estiver com o transponder em funcionamento. Em caso de ameaça de colisão, o sistema indicará, de forma visual e sonora, uma manobra de subida ou descida, necessária para evitar a colisão. Os sistemas dos aviões se comunicam de tal maneira que, se um avião recebe ordem para subir, o outro receberá para descer ou manter o nível. O ACAS I fornece informações de auxílio às manobras de “ver e evitar”, gerando avisos de tráfego (TA), que apenas informam sobre a localização de um ou mais aviões na mesma área. Porém, não inclui a capacidade de gerar avisos de resolução (RA). O ACAS II fornece os avisos de resolução (RA) verticais, indicando ao piloto a necessidade de iniciar uma manobra de subida ou descida para evitar uma colisão iminente, além dos avisos de tráfego (TA). Os sistemas ACAS/TCAS, atualmente, ainda não são capazes de indicar manobras evasivas do tipo curva à direita ou à esquerda, em virtude da complexidade de se avaliar, automaticamente, o impacto que isto traria para os voos em rotas adjacentes.
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