Descrição
Este Empreendimento visa desenvolver e implantar soluções que possibilitem a evolução para o Gerenciamento da Informação Aeronáutica (AIM), garantindo a acuracidade, resolução, integridade, temporalidade, completude, rastreabilidade e formato adequado dos dados e informações aeronáuticas.
O Gerenciamento da Informação Aeronáutica (AIM) trata da gestão dinâmica e integrada das informações de interesse aeronáutico, mediante o intercâmbio oportuno de dados aeronáuticos digitais de qualidade garantida, em colaboração com todas as partes interessadas.
As Informações Aeronáuticas abrangem todas as informações relacionadas aos aeródromos, auxílios à navegação aérea, sistemas de comunicação e de vigilância, ao gerenciamento de tráfego aéreo e à meteorologia aeronáutica necessárias para apoiar as operações de voo.
Objetivos
- Permitir, por intermédio do Projeto AIM-BR e outras iniciativas, o gerenciamento, a produção e a disponibilização da informação aeronáutica de maneira automatizada, atendendo aos critérios de qualidade do dado aeronáutico estabelecidos pela OACI, EUROCAE e RTCA.
- Possibilitar a evolução do processo de centralização da aquisição, produção e distribuição da Informação Aeronáutica aos usuários do SISCEAB.
- Flexibilizar e facilitar o acesso a dados e informações aeronáuticas por meio de sistemas, de Interfaces de Programação de Aplicações (API) e de microsserviços.
- Adequar processos, ferramentas e sistemas para permitir a implementação do conceito Gerenciamento Total da Informação do Sistema (SWIM).
Benefícios esperados
- Garantia da integridade e precisão dos dados gerados no processo de produção das publicações de Informação Aeronáutica.
- Aumento no índice de acerto na produção das publicações de Informação Aeronáutica.
- Disponibilização da Informação Aeronáutica para uso em dispositivos portáteis.
- Disponibilização de dados de terreno e obstáculos em formato digital por intermédio de Modelos Digitais de Terreno e Obstáculo (e-TOD – Electronic Terrain and Obstacle Database).
- Elevação dos níveis de Segurança Operacional.