O objetivo do Empreendimento é modelar e implantar a governança e a estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) necessárias para a operacionalização do conceito SWIM, desenvolvido pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), no SISCEAB, a fim de melhorar a interoperabilidade na troca de informações de interesse do ATM, por meio de serviços capazes de propiciar o fluxo de dados seguro, oportuno e flexível.
Maiores informações sobre SWIM em https://portalswim.decea.mil.br/.
PROJETOS
I – Implantar a Governança SWIM
Objetivo
Estabelecer o arcabouço normativo e institucional para adesão ao SWIM, com a definição de um modelo nacional de governança, regras de confiança digital, políticas de acesso e mecanismos de certificação e auditoria.
Benefício
- Garantir maior controle e confiabilidade sobre os serviços críticos, com auditorias rastreáveis e políticas de acesso padronizadas.
II – Adequar os Provedores de Serviços
Objetivo
Adotar os modelos semânticos recomendados pela ICAO (AIXM, FIXM, WXXM) e a integração de sistemas operacionais do SISCEAB (como SIGMA, SARPAS, CGNA, SAGITARIO) à infraestrutura SWIM, viabilizando a interoperabilidade entre serviços e a redução da fragmentação da informação.
Para os dados aeronáuticos, o Modelo de Intercâmbio de Informações Aeronáuticas (AIXM); para dados meteorológicos, o Modelo de Intercâmbio de Informações Meteorológicas da OACI (IWXXM); e para dados de voo, o Modelo de Intercâmbio de Informação de Voo (FIXM).
Benefício
- Redução significativa da fragmentação informacional e do retrabalho técnico associado à conversão de formatos e protocolos distintos.
III – Desenvolver o Registro SWIM
Objetivo
Desenvolver a infraestrutura lógica que permitirá a publicação, descoberta e o acesso seguro e rastreável dos serviços de informação, com base em arquitetura orientada a serviços (SOA), incluindo a implementação do registro nacional de serviços e do catálogo de metadados.
No contexto SWIM, o registro é o elemento-chave que reúne os artefatos de interoperabilidade e permite a aplicação de políticas de governança quando necessário.
Benefício
- Possibilitar aos usuários a localização e o consumo de informações de forma segura, rápida e padronizada, reduzindo a dependência de canais manuais.
IV – Implantar a Infraestrutura SWIM
Objetivo
Modernizar e consolidar os recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) necessários para sustentar os serviços SWIM com níveis adequados de disponibilidade, desempenho e proteção cibernética, em conformidade com os requisitos de segurança digital da OACI.
- · Garantir a redundância, o balanceamento de carga e a proteção cibernética, permitindo operação ininterrupta de serviços essenciais do ATM nacional.