Evolução da Proteção Ambiental e Sustentabilidade no SISCEAB

O Objetivo do Empreendimento é desenvolver a proteção ambiental e a sustentabilidade no SISCEAB, por meio da implantação de processos organizacionais que visem ao aperfeiçoamento de práticas e responsabilidades socioambientais, bem como mediante o fortalecimento da cultura organizacional voltada à sustentabilidade, em consonância com a Diretriz D241304 da DIPLAN e com as demais normas nacionais e internacionais relacionadas ao assunto.

Projetos

I – Implantar a análise ambiental das melhorias operacionais ICAO-CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation)

Objetivo

Desenvolver e implementar Indicadores de Performance de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, por meio de Grupo de Trabalho, baseados nas melhorias operacionais estabelecidas pelo DECEA, visando atingir os objetivos do ICAO-CORSIA.

O Programa ICAO-CORSIA foi estabelecido pela OACI para a redução e compensação de emissões de CO2 provenientes dos voos internacionais. Seu objetivo é atingir o crescimento neutro de carbono, ou seja, que as emissões sejam estabilizadas nos níveis observados em 2020, sem que o setor aéreo precise parar de crescer.

A OACI promove a mitigação do impacto ambiental da aviação mediante uma cesta de medidas que incluem melhorias tecnológicas, operacionais, além da promoção de combustíveis alternativos sustentáveis. O Brasil está incluído no escopo dos países do CORSIA e iniciou o processo de monitoramento das emissões internacionais de CO2 dos seus operadores aéreos em janeiro de 2019. Após a passagem da fase voluntária do Programa, prevista para 2027, o Brasil passará para a fase obrigatória quando seus registros de emissões passarão a ser monitorados internacionalmente.

Benefícios

  • Implementação da Análise da Performance Ambiental das melhorias operacionais, por meio da criação de, pelo menos, um indicador para cada fase de voo (taxi-in, subida, cruzeiro, descida e taxi-out).
  • Apresentação de dados quantitativos e/ou qualitativos de CO2 que contribuirão com o ICAO-SAP (Plano de Ação de Redução de CO2 do Brasil), baseados nos onze Indicadores de Performance (KPI) do Doc 9988 da OACI.

II – Implementar as ações de melhorias estabelecidas pelo Plano Global de Navegação Aérea da OACI (GANP) para o Meio Ambiente

Objetivo

Atender às metas de Meio Ambiente estabelecidas pelo novo GANP e criar, por meio de Grupo de Trabalho, o Curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

O GANP apresenta os objetivos de nível estratégico a serem alcançados no cenário da navegação aérea, com o propósito de impulsionar a evolução global e harmonizada do setor, acomodando de maneira segura e economicamente viável todas as operações dos usuários do espaço aéreo, ao mesmo tempo em que busca a redução do impacto ambiental da aviação, tendo assim um papel importante no apoio à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Benefício

  • Alcance das metas de Meio Ambiente estabelecidas pelo novo GANP.

III – Implantar Parques Fotovoltaicos nas localidades pertinentes

Objetivo

Desenvolver um Plano de Implantação de Parques Fotovoltaicos em localidades onde houver viabilidade técnica e econômica.

Benefício

  • Elevação da economia nos gastos com energia elétrica no DECEA e Organizações Militares subordinadas.