Modernizar e automatizar a gestão dos processos de formação, capacitação, treinamento e alocação de recursos humanos para a melhoria contínua da prestação dos serviços de navegação aérea no SISCEAB, de modo a atender e superar as expectativas da Comunidade ATM.
PROJETOS
I – Implantar o Sistema Trilhas de Capacitação
Objetivo
Desenvolver a Gestão por Competências no DECEA como caminho para a excelência na utilização dos recursos humanos, melhorando a gestão de pessoal, os processos e os procedimentos associados.
Benefícios
- Elevação do nível de automação da atualização das informações de pessoal e capacitação, otimizando a análise de dados e promovendo decisões mais ágeis e precisas na gestão de recursos humanos.
- Centralização, modernização e padronização da Gestão de Competências no COMAER, promovendo governança, segurança da informação e suporte à tomada de decisão estratégica.
II – Implementar o Programa de Valorização da Vida (PVV)
Objetivo
Conscientizar e sensibilizar o efetivo do DECEA, com o intuito de prevenir o suicídio e o uso indevido de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas.
Benefício
- Elevação do nível de conscientização do efetivo quanto à importância de práticas de autocuidado e prevenção de comportamentos de risco, incluindo o uso indevido de substâncias psicoativas.
III – Aprimorar a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho
Objetivo
Desenvolver o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, a fim de mapear e gerenciar os riscos psicossociais e de saúde mental no ambiente institucional, por meio de plataforma digital, alinhando tecnologia à gestão de pessoas, com foco no bem-estar social do efetivo do DECEA.
Benefício
- Redução dos riscos psicossociais e elevação dos índices de saúde mental.
IV – Aprimorar a Língua Inglesa para Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) e Operadores de Estação Aeronáutica (OEA)
Objetivo
Elevar a proficiência em inglês aeronáutico de ATCO e OEA que operam em espaço aéreo internacional para o Nível de Proficiência 4 ou superior do Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB (EPLIS).
Benefício
- Elevação do número de ATCO e OEA que atuam em espaço aéreo internacional e possuem nível de proficiência em Inglês (NP) 4 ou superior, de acordo com a avaliação do EPLIS.