O objetivo do Empreendimento é promover a evolução integrada das Comunicações, da Navegação Aérea, da Vigilância Aeronáutica e da Inspeção em Voo no SISCEAB, com vistas a aumentar a capacidade, a fluidez e a eficiência do gerenciamento do tráfego aéreo, por meio da redução de separações entre aeronaves, da otimização das tarefas de controladores e pilotos, da disponibilidade de meios e mitigação de falhas de comunicação, da ampliação do acesso ao espaço aéreo e da redução de custos operacionais e de impactos ambientais.
Além disso, o Empreendimento também possibilitará a harmonização com iniciativas regionais e globais, promovendo a interoperabilidade e a manutenção dos padrões mundiais de segurança.
PROJETOS
I – Implementar o Serviço de Informação de Voo (FIS)
Objetivo
Implementar o FIS para aeronaves em voo abaixo do FL150 no espaço aéreo brasileiro não controlado, para ampliar a consciência situacional dos pilotos, melhorar a segurança operacional e proporcionar maior previsibilidade às operações. O projeto contempla a provisão do FIS a partir de consoles e frequências dedicadas, e emprego de especialistas em comunicações como operadores.
II – Operacionalizar o Conceito de Comunicação e Vigilância Baseadas em Performance (PBCS) na FIR-Atlântico (SBAO)
Objetivo
Implantar o conceito PBCS na FIR SBAO para a aplicação de separações longitudinais e laterais reduzidas. O projeto contempla também a implementação do conceito ADS-C CDP (Climb/Descend Procedures) e abrange a definição de requisitos técnicos e operacionais, o desenvolvimento de normas e doutrinas ATC, a capacitação de recursos humanos técnicos e operacionais e a adequação de sistemas ATS automatizados.

O conceito PBCS estabelece parâmetros técnico-operacionais para viabilizar o uso das diferentes tecnologias de comunicação e vigilância disponíveis, de acordo com as suas respectivas performances, e alinha-se à Navegação Baseada em Performance (PBN). Enquanto o conceito de PBN aplica somente especificações de Performance de Navegação Requerida (RNP) e de Navegação de Área (RNAV), o conceito PBCS apresenta também critérios de Performance de Comunicação Requerida (RCP) e de Performance de Vigilância Requerida (RSP).
Benefícios
Otimização do uso do espaço aéreo na FIR SBAO – viabilizando a redução dos mínimos de separações longitudinal e lateral e a oferta dos demais benefícios relacionados;


- Redução do consumo de combustível de aviação e emissão de gases poluentes pelas aeronaves na FIR SBAO – refere-se ao melhor aproveitamento e utilização das rotas e níveis de voo, possibilitando que mais aeronaves operem nos níveis ótimos de cruzeiro; e
- Aumento da disponibilidade de níveis ótimos de voo na FIR SBAO – o monitoramento mais preciso e a comunicação mais eficiente irão colaborar para mitigar o risco de conflitos e melhorar a resposta a desvios ou contingências.