O objetivo do Empreendimento é implementar a concepção de manutenção preditiva e remota, idealizada pela DCA 66-3 “Governança para Manutenção no Sistema de Controle do Espaço Aéreo”, e todo o processo logístico associado, visando ao incremento da eficiência na gestão do ciclo de vida dos ativos e à elevação dos índices de disponibilidade dos equipamentos, sistemas e redes componentes do SISCEAB.
PROJETOS
I – Adequar a infraestrutura técnica para o novo modelo de manutenção
Objetivo
Adequar as instalações e redes existentes em uma estrutura delineada para o monitoramento e intervenção remota dos ativos, com a finalidade de fornecer os meios técnicos necessários à implementação da Manutenção Centrada em Confiabilidade e à execução de serviços em níveis distintos de atuação.
Benefícios
- Permitir a implementação da manutenção remota dos ativos técnicos do DECEA.
- Reduzir a quantidade de manutenções preventivas programadas, por meio da otimização da gestão técnica sobre os ativos.
II – Otimizar a gestão da manutenção dos ativos do SISCEAB
Objetivo
Implementar o novo modelo de manutenção, visando ao incremento da eficiência e da resiliência dos ativos técnicos, de forma a garantir a disponibilidade, continuidade e integridade dos serviços prestados aos usuários do SISCEAB.
Benefícios
- Possibilitar o gerenciamento remoto de 85% dos ativos técnicos até 2029, por meio de ferramentas de IA, de forma a automatizar processos, otimizar a preditiva e dar celeridade ao tratamento das falhas.
- Ampliar o conhecimento das versões e configurações dos equipamentos e sistemas (TIOP/CNS), otimizando a gestão do ciclo de vida dos ativos.