O objetivo do Empreendimento é evoluir os serviços de Comunicação, Navegação e Vigilância (CNS) do SISCEAB, com a finalidade de garantir os elevados padrões de segurança, eficiência, capacidade e fluidez da navegação aérea do espaço aéreo brasileiro, conforme preconizado pelo DECEA e em conformidade com as recomendações da OACI.
PROJETOS
I – Implantar a Rede de Telecomunicações Aeronáuticas Nacional (ATN-BR)
Objetivo
Implantar uma rede de dados robusta e resiliente de âmbito nacional para modernizar a infraestrutura de telecomunicações do SISCEAB, aumentando a eficiência, a interoperabilidade e a segurança cibernética.
Essa Rede propiciará o aumento do alinhamento do Brasil com o Plano Global de Navegação Aérea da OACI (GANP), especialmente com os Elementos do ASBU (Evoluções por Blocos do Sistema de Aviação – Aviation System Block Upgrades) da OACI, promovendo a interoperabilidade internacional e a resiliência frente a falhas ou ataques.
A rede terrestre da ATN-BR proporciona alta velocidade, baixa latência e maior controle, sendo a base ideal para a integração entre Órgãos ATS, suporte ao conceito SWIM e troca eficiente de dados operacionais. Já a rede via satélite oferece cobertura global ideal para áreas remotas e sem infraestrutura terrestre, como a Amazônia, garantindo continuidade operacional e vigilância em tais áreas.

Benefício
Fortalecimento da infraestrutura de telecomunicações aeronáuticas do SISCEAB.
II – Implantar estações para a navegação DME/DME
Objetivo
Implantar estações DME em áreas de interesse, a fim de possibilitar a navegação RNAV/RNP em âmbito nacional, como alternativa para a navegação GNSS.
A malha DME-DME proporciona uma alternativa robusta e confiável para navegação de área (RNAV) em rotas (RNAV 5) e terminais (RNAV 1), especialmente em situações de degradação ou perda do sinal GNSS. Além de reforçar a soberania nacional e a autonomia tecnológica, o DME oferece facilidade de integração com sistemas existentes e cobertura estratégica para regiões remotas do território brasileiro.


Benefício
Permitir navegação DME/DME, como meio complementar ao GNSS, nas principais aerovias do espaço aéreo superior e principais TMA (PA, CT, BH, BR, SV, RF, SP e RJ).
III – Implantar estações de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B) para o espaço aéreo continental
Objetivo
Aperfeiçoar a cobertura de vigilância no Espaço Aéreo, para atender às demandas operacionais atuais e futuras.
A adoção do sistema ADS-B na área continental do Brasil é uma medida estratégica de modernização da infraestrutura de vigilância do espaço aéreo nacional, com impactos diretos na segurança operacional, eficiência do tráfego aéreo e integração territorial. Trata-se de uma solução madura, econômica, alinhada às diretrizes globais da aviação civil que oferece monitoramento em tempo real, com baixo custo de infraestrutura e alta precisão, contribuindo para maior segurança operacional e eficiência no controle do tráfego aéreo.
Benefício
Prover complementaridade aos sistemas radar para cobertura de vigilância do espaço aéreo (FL245).