ILS Cat II está totalmente operacional em Porto Alegre

ILS Cat II está totalmente operacional em Porto Alegre

Um novo sistema de pouso de precisão com operação em categoria 2 começou a ser operado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), no dia 20 de junho.

O Sistema de Pouso por Instrumentos Categoria 2 (ILS Cat II – do inglês “Instrument Landing System”), que auxilia com precisão a aproximação das aeronaves para pouso, mesmo em condições meteorológicas adversas, foi utilizado pela primeira vez no dia 21 de junho, pela aeronave peruana TPU919, um Airbus 319, às 5h53min local, procedente de Lima.

Nevoeiro Cat II SBPAILS CAT 2 auxilia mesmo em condições meteorológicas adversas

O Aeroporto Internacional Salgado Filho já contava com a operação ILS, Categoria I, para aproximações de precisão, porém o “upgrade” do aeroporto agora permite que a decisão do piloto aconteça muito mais próxima da pista, contribuindo com segurança para que os pousos ocorram com camadas de nuvens de até 30 metros (100 pés) de altura e visibilidade horizontal sobre a pista de 350 metros.

O atual sistema é composto de três marcadores de posição, um a mais que o ILS Cat I. Além da adição de mais um marcador, o Marcador Interno, o ILS Cat II conta também com um sistema de luzes de balizamento de pista, barras de parada e taxiways aperfeiçoados para condições meteorológicas degradadas.

Pista SBPA noiteA nova iluminação também permitiu reduzir os mínimos de visibilidade para decolagem de 500 para 400m

As chamadas “green center lines”, ou luzes de centro de pista de taxi, conferiram ao aeroporto uma bonita iluminação verde quando o sistema é acionado pela Torre de Controle.

A nova iluminação também permitiu reduzir os mínimos de visibilidade para decolagem de 500 para 400m.

DSC00566Torre de Controle de Porto Alegre

Os ganhos operacionais com o novo sistema permitem que o aeroporto opere por mais tempo, retardando o fechamento e antecipando a abertura das operações com uma média de trinta por cento a mais de operação, o que não resolve todos os problemas, mas para um aeroporto de alta densidade de voos é um aprimoramento muito significativo.

 

Fonte: DTCEA-PA

Texto: 1T Nedmar e 2S BCT Estrázulas

Fotos: Major Cyro / Capitão Cesar Furtado

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