Mobilidade Aérea Avançada (AAM)

O objetivo do Empreendimento é prover normas e estruturas do espaço aéreo, a fim de integrar as operações aéreas de aeronaves eVTOL e aeronaves não tripuladas ao espaço aéreo brasileiro, cumprindo os requisitos de Segurança Operacional aplicados ao ATM, vislumbrando um número elevado de operações simultâneas.

PROJETOS

I – Desenvolver a Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no espaço aéreo brasileiro

Objetivo

Implementar, conforme definido no PCA 351-7 “Concepção Operacional UAM Nacional”, a Mobilidade Aérea Urbana no país, proporcionando a integração de aeronaves de Decolagem e Pouso na Vertical com Propulsão Elétrica (eVTOL) no espaço aéreo brasileiro.

Benefícios

  • Permitir a operação VFR de aeronaves eVTOL por meio do aumento da capacidade de uso do espaço aéreo.
  • Permitir a operação IFR de aeronaves eVTOL por meio do aumento da capacidade de uso do espaço aéreo.
  • Permitir a operação de aeronaves eVTOL por meio de sistemas de gerenciamento.

II – Desenvolver o Gerenciamento de Tráfego para Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UTM) no Brasil

Objetivo

Desenvolver o UTM no Brasil, permitindo a integração de aeronaves não tripuladas que operam até 400 pés (Very Low Level – VLL) no espaço aéreo brasileiro, seguindo as premissas de gerenciamento autônomo, seguro e ordenado desses tráfegos, a integração com o Sistema ATM e o incremento dos níveis de segurança operacional.

Maiores informações em https://br-utm.decea.mil.br/.

Benefício

Permitir a análise automática das solicitações de voo além do alcance visual do operador (BVLOS) dentro de Zonas UTM.