Seminário Sirius Brasil coloca em pauta o Gerenciamento de Tráfego Aéreo
O Seminário “Sirius Brasil – Impulsionando o Desenvolvimento do ATM Nacional”, que aconteceu no período de 14 a 17 de outubro, no Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Centro do Rio de Janeiro, foi um sucesso. Alinhado com as prerrogativas internacionais, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) apresentou os projetos e perspectivas do gerenciamento do tráfego aéreo com uma visão prospectiva para o ano de 2023.
Organizado pelo Subdepartamento de Operações (SDOP), o seminário foi transmitido simultaneamente pela Internet. Sem limitações físicas e geográficas, participantes não inscritos puderam assistir e fazer perguntas online aos palestrantes.
O público participante reuniu empresas aéreas, associações de classe, controladores de tráfego aéreo, pilotos, profissionais ligados à infraestrutura de tráfego aéreo, empresas de infraestrutura aeroportuária, instituições de ensino superior e estudantes.
[slideshow id=204]
Na abertura do evento, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, descreveu o seminário como uma oportunidade ímpar pela interação com outras organizações. “Quero expressar minha satisfação de ver vários segmentos do transporte aéreo presentes, empresas da indústria, Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO) aqui reunidos. Julgo este seminário de extrema importância na medida em que podemos realinhar nosso planejamento. Temos várias ações em andamento e uma vez consolidadas poderemos seguir os próximos passos”.
A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), responsável por formular, coordenar e supervisionar as políticas para o desenvolvimento do setor de aviação civil e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil, apresentou a palestra “Visão Estratégica para a Evolução do Transporte Aéreo Nacional” – projeção para o ano de 2023.
Ao elogiar a iniciativa do DECEA, o Secretário de Navegação Aérea Civil, Juliano Alcântara Noman, mostrou estatísticas sobre a evolução do movimento de passageiros, que de 2003 para 2012, passou de 71 milhões para 193 milhões de passageiros. Como medida para enfrentar os desafios, Juliano falou sobre investimentos no setor, que inclui concessões de aeroportos, investimentos da Infraero, programa de aviação regional e capacitação.
Tráfego aéreo
Uma ação que também faz parte do cotidiano do DECEA é o investimento em tecnologia e fatores humanos. Com a implantação de projetos do Programa Sirius, o DECEA contabiliza o sucesso de várias iniciativas em andamento, como o PBN – Navegação Baseada em Performance / Performance-Based Navigation – procedimento que passará a ser adotado nas terminais do Rio de Janeiro e São Paulo, e que já está operacional desde 2010 nas terminais de Brasília e Recife.
O Programa Sirius compreende 31 projetos. A implementação do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); a melhoria dos serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas; a melhoria da consciência situacional com a automatização ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) e, ainda, a melhoria de qualidade e integridade dos dados de informação aeronáutica, são alguns exemplos.
A implantação destes projetos tem a finalidade de aumentar a eficiência da gestão do tráfego aéreo, melhorar o atendimento aos usuários do transporte aéreo e investir em tecnologia de comunicação, segurança e vigilância.
Em sua apresentação, o Chefe do SDOP, Brigadeiro do Ar José Alves Candez Neto, fez um retrospecto desde a fase embrionária do Programa, mostrando e evolução do Sistema de Controle do Tráfego Aéreo Brasileiro (SISCEAB), através de experiências bem-sucedidas.
Ao longo da programação, foram apresentados vários destes projetos já em andamento. Nos quatro dias de evento, também houve espaço para que organizações internacionais, órgãos de governo e entidades de classe divulgassem suas ações e empreendimentos. O público também pode interagir, esclarecendo dúvidas e fazendo colocações acerca dos assuntos apresentados.
No encerramento do seminário, o Brigadeiro Candez conclamou a todos – responsáveis pela política da aviação, indústria, setores de capacitação, provedores de navegação aérea, estudantes e usuários do espaço aéreo – a manter a mesma sinergia vista durante o evento para que todas as ações planejadas ocorram com sucesso. E, certamente, o objetivo de reunir usuários e parceiros do SISCEAB para debater a evolução do ATM Nacional foi alcançado.
A cobertura completa do Seminário estará disponível na próxima edição da revista Aeroespaço.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.gov.br / Fábio Maciel (RJ 33110 RF) – fabiofrm@decea.gov.br
Deixe um comentário