CISCEA realiza workshop sobre o uso de perfilador vertical de vento no aeroporto de Guarulhos

CISCEA realiza workshop sobre o uso de perfilador vertical de vento no aeroporto de Guarulhos

No dia 28 de maio, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou workshop sobre o uso de perfilador vertical de vento (SODAR) em aeródromo.

[slideshow id=189]

O encontro foi realizado no auditório do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e recebeu meteorologistas do DECEA e de suas organizações subordinadas, além de profissionais da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle de Tráfego Aéreo (CTCEA).

Na abertura do evento, o Chefe da Divisão de Normas do Subdepartamento de Operações, Coronel Meteorologista Luiz Carlos dos Santos Filho, representando o Chefe do SDOP, falou sobre a importância do evento para a meteorologia aeronáutica.  “O DECEA está sempre preocupado em ter novos produtos para que possa oferecer cada vez mais serviços de qualidade. Acredito que a utilização dessa ferramenta deverá proporcionar melhores resultados”.

A CISCEA em parceria com a Fundação de Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC) vem trabalhando na implantação de dois Perfiladores Verticais de Vento instalados nas cabeceiras das pistas 27 e 9 do aeroporto de Guarulhos (SP).

Em sua apresentação, o Major Meteorologista R1 Martim Roberto Matschinske, da Divisão de Operações da CISCEA, destacou o histórico e os benefícios do projeto para a segurança da navegação aérea.

Segundo o militar, o emprego desse equipamento faz parte do Plano de Implantação do ATM Nacional, Projeto SIRIUS, incluída na PFF014 – Coleta de Dados sobre o ambiente meteorológico.

O projeto tem entre seus objetivos principais monitorar as condições meteorológicas adversas à operação aérea, tais como a ocorrência de tesoura de ventos (WINDSHEAR).

Os professores Gutemberg França e Francisco Albuquerque – pesquisadores do Instituto de Geociências (IGEO-UFRJ) e do Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA-UFRJ) apresentaram o SODAR e suas potencialidades, explicando os ganhos para a meteorologia aeronáutica.

Os resultados constatados pelos previsores do Centro Meteorológico de Aeródromos Classe 1 (CMA-1) do aeroporto de Guarulhos foram apresentados pela meteorologista da Infraero, Raquel Silva Lemos. “Essa ferramenta vai auxiliar o trabalho dos previsores em várias frentes”.

Estudos de casos, os resultados preliminares diagnosticados e o impacto do nevoeiro na atividade aérea também foram alguns dos temas apresentados durante o workshop.

Apos as apresentações, houve um debate com a participação de todos os presentes, com a finalidade de trocar experiências e difundir o conhecimento adquirido sobre o uso do perfilador de vento nas atividades aéreas.

Clique aqui para acessar o artigo sobre o “Uso de perfilador vertical de vento no aeroporto de Guarulhos”.

 

 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 – JP) – denisedfsg@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 – RF) e Fábio Maciel (RJ 33110 – RF)

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.