DECEA e SITA debatem implementação de Datalink em workshop no Rio de Janeiro
Um evento realizado no Rio de Janeiro, no último dia 30, oficiais do DECEA uniram-se a profissionais da SITA (empresa provedora de soluções de TI e especialista em comunicações para o transporte aéreo) para a realização do “Data Link Workshop”.
O encontro corroborou os anos de parceria entre as organizações no processo de implementação da rede de comunicação de dados digitais (Datalink) que vem incorporando ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) importantes benefícios.
Benefícios tais como o VHF Datalink (VDL), que ganha cada vez mais espaço ao longo do território brasileiro, viabilizando uma comunicação entre piloto e controlador mais rápida e precisa, associada a todas as vantagens inerentes ao meio digital. Fundamental para a consolidação de uma comunicação eficaz por enlace de dados, o VDL é especifica um protocolo de entrega de pacote de dados entre os equipamentos da aeronave e os sistemas de solo. A capacidade de fornecimento de informação do VDL, porém, chega a ser dez vezes maior que a do VHF convencional.
Ao longo do dia, os participantes – militares e civis de organizações do SISCEAB e da SITA – assistiram a palestras que abordaram assuntos referentes não só à implementação e à operação do VDL, como também outros sistemas como o ADS-C, o CPDLC e o D-Volmet, bem como o contexto atual de operação destas ferramentas no Brasil (Projeto SIRIUS), nos Estados Unidos (Nextgen) e na Europa (SESAR), dentre outros assuntos relacionados.
Promovido no Arena Copacabana Hotel, o evento contou com a presença de autoridades, como o Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, o Vice-Presidente da SITA no Brasil, Mauro Pontes, dentre outros.
Saiba mais sobre o VHF Data Link (VDL)
O VDL é essencial para a consolidação da comunicação por enlace de dados e, mesmo, da própria rede ATN (Air Traffic Network). Ele especifica um protocolo de entrega de pacote de dados entre os equipamentos da aeronave e os sistemas de solo, de forma similar à realizada pelo sistema de comunicação digital ACARS (sigla inglesa para Sistema de Comunicações e Relatórios de Aeronaves). Há, no entanto, uma diferença: a capacidade de fornecimento de informação do VDL chega a ser dez vezes maior.
Há diversos tipos de VDL em operação e testes no mundo. A princípio, o adotado pelo Brasil é o VDL Modo 2. Uma versão aprimorada do primeiro modo, que emprega um canal dedicado para a transmissão de dados com disponibilização limitada para serviços.
Os rádios VHF convencionais não são compatíveis com as necessidades do VHF Data Link (o VDL), que requer um rádio VHF digital, e, por isso, demanda aprimoramentos na infraestrutura de rede para ser utilizado.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho – Jornalista (Contato-Imprensa)
Fotos: Fabio Maciel
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